Sugestões de Livros

Indicações Bibliográficas

A Olimpíada Brasileira de Biologia é feita para alunos de ensino médio, o que não quer dizer que não extrapole os conteúdos vistos nestes três anos. Além de uma boa base do que foi visto em sala, é interessante se aprofundar nas principais áreas da biologia e estar atento às principais descobertas e acontecimentos recentes neste campo, que sempre costumam ser abordadas nas provas. Para isso é recomendada a leitura de alguns livros referências para estudantes que querem participar da OBB. A maioria deles pode ser obtida em formato digital com professores de biologia.

Livros para base:

  • Vida, a Ciência da Biologia - William K. Purves, David Sadava, Gordon H. Orians e H. Craig Heller
  • Fundamentos da Biologia Moderna - Amabis e Martho
  • Bio - Sônia Lopes e Sérgio Rosso

Livros Recomendados ao nível da prova

  • Biologia de Campbell - Michael L. Cain e Peter V. Minorsky

O livro mais usado e que norteia a elaboração de muitas questões, possui uma abordagem geral sobre a grande maioria das áreas cobradas nas provas.

  • Princípios de Bioquímica de Lehninger - Albert Lehninger e David L. Nelson

Apesar da olimpíada cobrir a maioria das áreas das ciências biológicas, uma menção especial deve ser feita para a Bioquímica e Biologia Molecular, que sempre está presente em um nível um pouco mais elevado. Para isso é recomendado partir para um livro específico para o assunto, e este é o mais usado e completo.

  • Bioquímica Ilustrada

Outra opção para o estudo de bioquímica!

  • Biologia Vegetal - Peter H. Raven

A botânica, principalmente nas fases posteriores e internacionais possui um peso considerável. Apesar de livros gerais já abordarem muito bem o assunto, não faz mal reservar algum tempo para uma leitura mais aprofundada, especialmente morfologia vegetal em diferentes grupos.

  • Princípios Integrados De Zoologia - Susan L. Keen

Uma visão específica sobre os diferentes grupos de animais é recomendada também, uma vez que livros base algumas vezes tratam da fisiologia e relações filogenéticas de diferentes grupos de forma bastante superficial. Tenha em mente que se tratando de filogenias, novos estudos constantemente mudam a visão dos zoólogos sobre o parentesco entre grupos, então livros rapidamente se tornam desatualizados.

No mais, muitos outros livros específicos podem substituir os citados acima! Lembre que estes são apenas os mais usados! Outros assuntos como Ecologia também possuem livros próprios, mas acredito que sua cobrança na olimpíada é menor, por isso não listei.

Um material bastante acessível e de qualidade são as apostilas disponibilizadas pela UFPB, que podem ser acessadas no site:

http://portal.virtual.ufpb.br/biologia/biblioteca.html

Novamente, por ser um material relativamente antigo (poucos anos), alguns assuntos, principalmente filogenias, podem estar desatualizados, pois novas descobertas são feitas sempre.