INTRODUÇÃO

O capacitor é um componente eletrônico que armazena energia elétrica em um campo elétrico. O efeito do capacitor é conhecido como capacitância. A forma física e construção do capacitor variam bastante e existem diversos tipos de capacitores. A , maioria dos capacitores possuem pelo menos dois condutores elétricos, normalmente em forma de placas, separados por um meio dielétrico.

Na eletrônica são representados pelo símbolo:

PARA QUÊ SÃO USADOS?

Quando um potencial elétrico(voltagem) é aplicado nos terminais do capacitor, surge um campo elétrico através do dielétrico causando um acúmulo de carga, de sinais opostos, nos dois condutores, como visto na seguinte formula:

Q = CxU

onde:

Não há passagem de corrente elétrica pelo capacitor quando este estiver carregado e em caso de diminuição ou desaparecimento da tensão externa, surge uma corrente de descarga do capacitor.

Devido a suas propriedades, eles podem ser usados para diversos fins, como por exemplo:

COMO ESCOLHER

A maior parte dos capacitores têm números impressos em seus corpos, que indicam suas características elétricas, capacitores maiores, como os eletrolíticos, costumam mostrar a capacitância junto com a sua unidade, por exemplo, 220mF. Já os menores, como os de cerâmica, costumam usar uma notação simplificada, com 3 algarismos e uma letra. O algarismos indicam a capacitância em pF(pico Farads), calculada por XYx10 elevado a Z, onde os algarismos são respectivamente X, Y e Z. A indicação de tolerância normalmente é J, K ou M, que representam, respectivamente, +-5%, +-10%, +-20%.

Adicionalmente, o capacitor pode apresentar a seus limites de voltagem e temperatura de operação e outras características relevantes.

Por exemplo, um capacitor com 473K e 330V têm uma capacitância de 47x10 elevado a 3 pF, com tolerância de +- 10% e uma máxima tensão de operação de 330V.  

ASSOCIAÇÃO DE CAPACITORES

Muitas vezes você não possuirá um capacitor com o valor de capacitância necessário, mas não se preocupe ainda é possível obter um valor próximo associando capacitores e obtendo uma capacitância equivalente. Existem duas principais maneiras para associar capacitores:

Associação em série

Os capacitores têm a mesma tensão elétrica

O inverso da capacitância total de uma associação de n capacitores, Req, é calculado pela soma dos inversos das capacitâncias de cada capacitor:

1/Req = 1/R1 + 1/R2 + 1/R3 + … + 1/Rn

Associação em paralelo

 

Os capacitores têm a mesma corrente elétrica

A capacitância total de uma associação de n capacitores, Req, é calculada pelo somatório das capacitâncias de cada um:

Req = R1 + R2 + R3 + … + Rn