Curiosidades Físicas

Gravidade - um esboço conceitual

Que tal conhecer um pouco mais sobre como funciona a gravidade, fenômeno físico tão importante para a compreensão do Universo?

Por que o céu é azul?

Para entender mais sobre os fenômenos da natureza em geral, é interessante conhecer os mais presentes no nosso cotidiano, como o porquê da coloração do céu.

Miragens

As miragens são um exemplo de fenômenos fantásticos que todos conhecem e se impressionam, mas poucos sabem como funcionam. Que tal se juntar aos poucos?

Pêndulo de Foucault

Alguns fenômenos da fisica podem ser complicados de explicar analiticamente, porém, são muito bonitos e interessantes de se conhecer, como o Pêndulo de Foucault.

Equivalência massa-energia

Quer saber o que se esconde por trás da mais famosa equação da Física? Pois confere esse resumo conceitual de uma das concepções mais intrigantes da Relatividade!

Ressonância

O que o rompimento de uma ponte pode ter a ver com fenômenos ondulatórios? Curioso, não é?  Nesse material você encontra esse e outros intrigantes fenômenos relativos à frequência natural de vibração dos corpos.

Dualidade Onda-Partícula

Efeitos contra-intuitivos permeiam áreas diversas da Física. Talvez um dos maiores representantes desses fenômenos seja a dualidade da natureza da luz. Quer entender como a Ciência chegou a esse resultado inusitado? Confere essa curiosidade que preparamos pra você!

Confira os Materiais