Gravidade

Gravidade - um esboço conceitual

Classicamente, a gravidade é entendida como o mecanismo de interação fundamental e naturalmente atrativo que atua sobre todo e qualquer conjunto de corpos massivos. Traduzida, em termos mecânicos, através da força gravitacional, tal influência mútua é a responsável por exemplo, pela órbita dos planetas ao redor do sol e pela aceleração imprimida a um objeto abandonado sobre a influência do campo gravitacional terrestre. Vale ressaltar que esta força é diretamente proporcional ao produto das massas dos corpos do sistema e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre eles. Para ajuste de equacionamento, faz-se necessária a inserção da constante da gravitação universal, G (A Constante da Gravitação Universal foi medida pela primeira vez através do Experimento de Cavendish, mais conhecido como “experimento da balança de torção” em meados do fim do século XVIII. Atualmente seu valor é dado por: 6,67408 x 10^{-11} m^{3}kg^{-1}s^{-2} ). Assim, temos:

 

 F \propto \frac{M_{1}M_{2}}{d^{2}} \Rightarrow F = \frac{GM_{1}M_{2}}{d^{2}}

 

Para M1 e d constantes - caso de um corpo sobre a superfície da Terra, podemos escrever: F = mg, onde g = \frac{GM_{1}}{d^{2}} é denominada aceleração gravitacional que e depende unicamente das condições do astro em análise.

O estudo dos efeitos da força gravitacional neste caso especial-em que é dita força peso-é o que nos permite analisar, por exemplo,  os variados tipos de lançamento durante o curso de Cinemática e casos de blocos em associações diversas de polias na Dinâmica.

Por fim, é interessante destacar que o entendimento atual de gravidade perpassa a Teoria da Relatividade Geral (1916) de Albert Einstein, onde espaço e tempo passam a ser concebidos como entidades físicas cuja compreensão não é dissociável, mas como componentes de uma mesma realidade mensurável, o espaço-tempo.

A presença de corpos massivos, por sua vez, é responsável por deformar o espaço-tempo, que apresenta um comportamento similar a de um tecido, que estando esticado, se curva sob o peso de um objeto, como exemplificado na imagem abaixo.

BHspace