Matrizes

Matriz é uma coleção de variáveis de mesmo tipo, acessíveis com um único nome. O nome de cada variável de uma matriz é identificada através do uso de índices, e portanto se declararmos uma matriz de duas dimensões seriam necessários dois índices para acessar cada variável dela, se declaramos uma matriz de três dimensões seriam necessários três índices, e assim por diante. Note que o vetor é uma matriz de uma dimensão onde é necessário apenas um índice para identificar as variáveis.

Para entendermos melhor a dinâmica da matriz veja o seguinte problema :

N (0 < N <= 1000) pessoas jogando dardos e cada pessoa tem direito a M (0 < M <= 1000) lançamentos, a cada lançamento a pessoa ganha determinado ponto. Dado N, M e os pontos de cada jogador em seus determinados lançamentos, você receberá Q perguntas onde deverá responder quantos pontos o jogador i (0 <= i < N) fez no seu j-ésimo lançamento (0 <= j < M). Para resolver esse problema devemos guardar os pontos de cada jogador em determinado lançamento em uma matriz, nesse caso o código ficaria assim :

Nesse problema é necessário apenas uma matriz de duas dimensões pois precisamos de apenas duas informações para determinar a resposta : o jogador e o lançamento desse jogador, e portanto o primeiro índice da matriz representa o jogador e o segundo índice representa a quantidade de pontos desse jogador.