Essa aula vai mostrar os primeiros passos para começar a programar, e o primeiro passo é baixar o Ambiente de Desenvolvimento Integrado, comumente conhecido como IDE (Integrated Development Environment), que é onde o código vai ser escrito e compilado. O mais prático desses ambientes é o CodeBlocks, que pode ser baixado Aqui.

Tendo instalado a IDE, sempre que você for codar você vai precisar abrir o CodeBlocks, criar um novo arquivo clicando em File>New>Empty file, e um passo muito importante é logo que criar um novo arquivo, salvar ele em File>Save file, ou apenas pressionando as teclas Ctrl+S  com “.cpp” no final do nome do arquivo, como por exemplo “helloworld.cpp” para que o computador entenda que o que você está escrevendo é um programa em C++.

Depois de ter criado e salvo um arquivo, o primeiro passo para escrever o seu código é incluir a biblioteca nas primeiras linhas dele, escrevendo #include <biblioteca> como exemplo:

#include <iostream>

Existem muitas bibliotecas que podem ser utilizadas, Incluindo elas você estará fazendo com que o computador entenda os comandos que serão dados no código.

Tendo incluído as bibliotecas, você terá que digitar using namespace std; logo em baixo, para facilitar nas entradas e saídas do seu algoritmo, o que logo logo será discutido nesta aula.

O próximo passo é declarar a função main e começar a desenvolver o algoritmo dentro dela, assim como no exemplo:

#include <iostream>

using namespace std;

int main ()
{
   //seu codigo
}

Para começar a desenvolver o programa, é importante saber sobre o cin que é o stream de entrada e o cout, o stream de saída. O cin é utilizado para a leitura de dados pelo seu programa mas aprofundaremos mais sobre ele em outra aula. O cout serve para imprimir na tela um dado. Logo depois digitar o cout deve ser utilizado o operador “<<”, ex:

cout << "Hello World/n";

Neste exemplo será impresso na tela do computador a frase “Hello World”. Como pode ser notado foram utilizadas aspas, elas foram empregadas para o computador entender que o que está sendo escrito entre elas é apenas um conjunto de caracteres e o “n” no final das aspas serve para imprimir uma linha em branco logo depois do que você escreveu.

Outro ponto muito importante é por ponto-e-vírgula no final de cada comando para sinalizar que aquele é o final do comando.

Então, juntando tudo que foi ensinado já podemos fazer um programa

#include <iostream>

using namespace std

int main ()
{
   cout << "Hello World/n";
}

Agora, tente escrever esse programa na IDE e logo depois o execute e compile apertando a tecla F9 do seu teclado ou clicando no botão que está circulado em vermelho na imagem abaixo.

Quando compilado e executado será aberta uma aba preta como essa:

e isso basicamente será o seu primeiro programa 🙂 Para entender mais sobre programação estude a próxima aula que ensinará sobre variáveis e entradas em um programa.

Resumo da aula:

  • Salvar novo arquivo com “.cpp” no final
  • Incluir a(s) bibliotecas
  • using namespace std;
  • int main( ) { }
  • Escrever o código ( Não esquecer do “;” )
  • Compilar e Executar