Nível 1

Quando se fala em matemática, por vezes as pessoas acabam por lembrar ou conhecer apenas aquela que é abordada nas salas de aula Brasil a fora, porém, a matemática é muito mais abrangente e fascinante que isso. Com o intuito de mostrar um pouco mais sobre a matemática pura, foram criadas as olimpíadas estudantis de matemática, onde o jovem tem a possibilidade de conhecer e trabalhar um pouco mais a fundo a Rainha das Ciências.  Abaixo você poderá encontrar uma lista de livros ou revistas legais para se começar a estudar matemática olímpica. As indicações que seguem, em geral, são voltadas para a preparação para a prova da OBMEP.

Bancos de questões da OBMEP
Excelentes guias de estudos preparados anualmente pela própria banca elaboradora das provas da OBMEP onde você pode encontrar uma lista de questões com resoluções nos três níveis da olimpíada (Nível 1 e 2 – ensino fundamental, nível 3 – ensino médio).
Link: http://www.obmep.org.br/banco.htm

Apostilas do Programa de Iniciação Científica em Matemática Jr (PIC) – números 1, 2, 3 , 4 , 5 , 8 e 10
Apostilas utilizadas pelos alunos no PIC, programa de treinamento em matemática, para os jovens premiados com medalhas de bronze, prata ou ouro na OBMEP. Grande parte do conteúdo abordado nas provas da OBMEP estão explicados detalhadamente nestas apostilas disponíveis no link: http://www.obmep.org.br/apostilas.htm

Revistas Eureka
Anualmente publicadas, as revistas da Eureka possuem vários artigos superinteressantes sobre vários temas importantes dentro da matemática olímpica, bem como questões e provas antigas da OBM com resoluções. Você pode as encontrar no link: http://www.obm.org.br/opencms/revista_eureka/

Círculos matemáticos – A Experiência Russa (Dmitri Fomin) 
Este livro é SUPER recomendado para estudantes que desejam fazer olimpíadas de matemática. Além de possuir uma ótima seleção de conteúdos de forma abrangente, ele apresenta vários problemas clássicos de suma importância.

Qual o problema? (Marco Moriconi) 
Este livro aborta de forma lúdica e divertida, alguns problemas clássicos da teoria da lógica que são legais de se conhecer.