Estrelas de Ferro

Estrelas de Ferro

Certa vez me perguntaram qual mistério da ciência mais me fascina e me deixa confuso, e prontamente me lembrei: As Estrelas de Ferro!

As estrelas de ferro são um tipo de estrela hipotética que poderia existir após muito tempo de existência, tipo muito mesmo. O universo atual existe há aproximadamente 1,38•1010anos. Para surgir a primeira estrela de ferro seriam necessários incríveis 101500 anos!

A ideia é que os núcleos atômicos buscam estabilidade nuclear (que está diretamente relacionada com a equação de Einstein) de acordo com a curva que distribui a energia pelo número de núcleons (partículas do núcleo). O suposto mais estável de acordo com a curva é o ferro-56, ou seja, ao se passar muito tempo é esperado que uma estrela que está buscando estabilidade se torne uma de ferro.

Além de ser necessário muito tempo pra se consolidarem as diversas reações nucleares de tal forma que é possível que nosso universo acabe antes desse dia chegar, existe outra problemática para essa dúvida: É necessário que o próton não decaia. O decaimento do próton é outro processo hipotético, porém, tem mais evidências atualmente do que a existência das estrelas de ferro.

Por ser baseado em diversas coisas hipotéticas ainda não se tem explicação de fato para isso e é um mistério se essas estrelas existem ou não. Algum dia a humanidade poderá saber disso, e espero estar vivo pra ver o desfecho dessa história.

frf4e7_1