Sugestões de Livros OBQ

Indicações Bibliográficas

Como em qualquer outra olimpíada de conhecimento a Olimpíada Brasileira de Química preza por um conhecimento aprofundado em áreas trabalhadas no ensino médio regular como também um nível mais elevado em alguns conteúdos não tratados normalmente em turmas comuns. Dessa forma é necessário uma certa coletânea de livros para se obter o conhecimento base necessário para olimpíadas desse tipo. É fato que na internet você pode encontrar materiais auxilares como nossos cursos para OBQ aqui no site mas sempre é necessário ver de onde os autores se inspiraram pra então escrever os materiais. Recomenda-se que para os conteúdos abordados na OBQ que o estudante busque pelo seguintes livros:

Livros para base:

  • Coleção Química Geral e reações químicas – John Kotz, Paul Treichel, John Townsend, David Treichel

Essa coleção de dois volumes supre bem todas as áreas básicas da olimpíada oferecendo visões simplistas de uma forma muito didática. Por ser indicado para iniciantes não precisa de pre-requisitos para se ter um bom proveito do livro.

  • Coleção Química a matéria e suas transformações – James Brady e Fred Senese

Uma coleção também com dois volumes que tem o mesmo intuito da coleção citada anteriormente porém há uma visão diferente. Há alguns assuntos bem específicos que não são tratados na outra coleção porém o nível de compreensão é o mesmo. Também não precisa de pre-requisitos e funciona muito bem em leitura complementar com a coleção citada antes.

  • Completamente Química – Martha Reis

Neste livro alguns tópicos são descritos como em nenhum outro em uma leitura extremamente satisfatória e didática. Um livro bem geral que trata um pouco de cada assunto com intuito a formar uma boa base para o estudante de olimpíadas.

Livros Recomendados ao nível da prova:

  • Princípios de Química questionando a vida moderna e o meio ambiente – Peter Atkins e Loretta Jones

Trata-se de um livro super completo tratando diversos assuntos que caem na olimpíada de forma extremamente satisfatória. Há um maior detalhamento matemático nesse livro com utilização de ferramentas matematicas como logaritmos, exponenciais e cálculo diferencial e integral. Desta forma não é aconselhado que o estudante “pule” para este livro sem ter muito conhecimento matemático dessas ferramentas pois há uma grande probabilidade de haver certas confusões desnecessárias em alguns momentos.

  • Química um curso universitário – Bruce Mahan e Rollie Myers

Trata-se de outro livro super completo com caráter extremamente parecido com o livro citado anteriormente porém com uma visão diferente sobre os tópicos. Sua leitura complementar com o livro anterior se torna algo extremamente proveitoso para o estudante servindo de uma base sólida para diversos fins.

  • Coleção Química Geral – James Brady e Gerard Humiston

Uma coleção que consiste em dois livros que tratam dos diversos assuntos que caem na olímpiada de forma muito interessante. É um nivel um pouco mais elevado que o outro livro do autor James Brady e por isso foi posto junto a categoria intermediária.

Outros livros:

Para Química Inorgânica:

  • Química Inorgânica não tão concisa - John Lee
  • Química Inorgânica – Catherine Housecroft e Alan Sharpe
  • Quimica Inorgânica – Duward Shriver e Peter Atkins

Para Quimica Orgânica:

  • Química Orgânica – John Mcmurry
  • Química Orgânica – Graham Solomons
  • Química Orgânica – David Klein