Sugestões de Livros OBQJr

INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS

Diferente de outras olimpíadas de conhecimento a Olimpíada Brasileira de Química Junior preza por um conhecimento palpável para alunos do ensino fundamental os levando a entender melhor como os fenômenos da natureza ocorrem sem todo um detalhamento matemático ou outros artifícios que deixam a compreensão de quem não entende muito do assunto mais complicada. É interessante que o estudante busque alguns livros para obter o conhecimento base necessário para essa olimpíada além dos materiais aqui dispostos no site. Recomenda-se que para os conteúdos abordados na OBQJr que o estudante busque pelo seguintes livros:

Livros :

  • Coleção ou livro único Química Moderna – Geraldo Camargo de Carvalho

Esta coleção de três volumes que também foi tornada em um livro único, supre muito bem todas as áreas da olimpíada de uma forma muito didática com um belo tratamento da história por trás dos eventos ocorridos no mundo científico da Química. Não é indicado que o estudante leia os livros por completo, mas sim que este leia apenas os conteúdos vigentes na olimpíada.

  • Completamente Química (Química Geral) – Martha Reis

Um livro altamente completo para o estudante. A autora descreve grande parte dos conteúdos que caem na olimpíada de forma extremamente satisfatória, de forma que quem leia se sinta cada vez mais instigado com o estudo da ciência por trazer diversas curiosidades interessantes.

  • Química Geral e reações químicas Volume 1 – John Kotz, Paul Treichel, John Townsend, David Treichel

Este é um livro que traz uma abordagem de assuntos de forma mais complexa, todavia não deixa de ser um livro excelente que trabalha de forma incrível a ciência química. Por ser um livro mais avançado é interessante que o estudante leia apenas os conteúdos que caem na olimpíada de forma complementar a estudo de outros livros.

Menções honrosas:

  • Química na abordagem do Cotidiano Volume 1 – Tito e Canto
  • Química Volume 1 – Ricardo Feltre