INTRODUÇÃO

São componentes muito usados na eletrônica, possuem função de dissipar energia elétrica em energia térmica (efeito joule), podendo com isso diminuir a corrente elétrica. Possuem vários tamanhos, formatos e valores de resistência, que variam para cada aplicação, São representados na eletrônica pelos seguintes símbolos:

PARA QUÊ SÃO USADOS?

Sempre que uma corrente elétrica passa por um resistor, há dissipação de energia, como mostra a fórmula:

Pot =  R x I²

onde:

  • Pot = potencia dissipada, medida em Watts(W);
  • R = Resistência, medida em Ohms(Ω);
  • I  = Corrente, medida em Amperes(A).

Devido a essa propriedade, eles podem ser usados para diversos fins, como por exemplo:

  • Aquecimento (torradeira, aquecedores, chuveiros elétricos, sopradores térmicos, etc);
  • Divisores de tensão;
  • Ajustar corrente elétrica em circuitos.

COMO ESCOLHER

Cada resistor possui um valor de resistência e uma tolerância (margem de erro da fabricação), que são representado por quatro barras coloridas pintadas em seu corpo. As três primeiras barras compõem o valor de resistência e a quarta representa a tolerância:

O significado de cada traço pode ser visto na seguinte tabela:

Para um resistor com 4 faixas, as primeiras duas barras são os dois primeiros algarismos do número (da esquerda para a direita) e a terceira é o número de zeros (potência de 10 que multiplica o número de dois algarismos obtido). A quarta é o erro percentual tolerável. Para um resistor com 5 faixas, as primeiras três barras são os três primeiros algarismos do número (da esquerda para a direita) e a quarta é o numero de zeros (potência de 10 que multiplica o número de três algarismos obtido). A quinta é o erro percentual tolerável.

ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES

Muitas vezes você não possuirá um resistor com o valor de resistência necessário, mas não se preocupe ainda é possível obter um valor próximo associando resistores e obtendo uma resistência equivalente. Existem duas principais maneiras para associar resistores:

Associação em série

Os resistores têm a mesma corrente elétrica

A resistência total de uma associação de n resistores, Req, é calculada pelo somatório das resistências de cada um:

Req = R1 + R2 + R3 + ... + Rn

Associação em paralelo

Os resistores têm a mesma tensão elétrica

O inverso da resistência total de uma associação de n resistores, Req, é calculado pela soma dos inversos das resistências de cada resistor:

1/Req = 1/R1 + 1/R2 + 1/R3 + ... + 1/Rn