Nessa aula vamos aprender como utilizar variáveis e como fazer a leitura de dados fornecidos como entrada. Vamos começar introduzindo o conceito de variável, para isso, suponha a seguinte situação:

Digamos que você tem uma cômoda com 3 gavetas e alguns cubos mágicos, então você decide guardar 3 cubos na primeira gaveta, 2 na segunda e 5 na terceira. Depois disso você tira 1 de todas as gavetas e fala em voz alta quantos cubos restaram em cada uma.

Chame de g1 = 1º gaveta, g2 = 2º gaveta e g3 = 3º gaveta.

Se fossemos listar os seus movimentos, teríamos:

Primeiramente, todas as gavetas estão vazias:

g1 = 0

g2 = 0

g3 = 0

Então, você coloca 3 cubos na primeira gaveta, 2 na segunda e 5 na terceira

g1 = 3

g2 = 2

g3 = 5

Por último, retira-se um cubo de todas as gavetas.

g1 = g1 – 1 ( 3 – 1 = 2 )

g2 = g2 – 1 ( 2 – 1 = 1 )

g3 = g3 – 1 ( 5 – 1 = 4 )

Portanto, você abriria g1, g2 e g3 então falaria, respectivamente, 2, 1 e 4 cubos.

Agora vamos fazer a seguinte analogia, a memória do computador pode ser tratada como uma cômoda que falamos anteriormente, as variáveis podem ser as gavetas e que os valores podem ser os cubos. A partir disso, podemos definir uma variável como uma parte da memória que armazena um determinado valor.

No exemplo anterior tratamos as variáveis como gavetas, e essas ocupam uma determinada quantidade espaço na cômoda (memória do computador). E o mesmo acontece ao declarar uma variável, o compilador aloca um espaço da memória e lhe atribui o mesmo nome da variável, no exemplo as variáveis são g1, g2 e g3, contudo a quantidade de memória que será reservada e a interpretação que o compilador fará daquela variável depende do tipo de dado que ela está armazenando (inteiro, caractere, booleano, ponto flutuante, etc).

Os tipos de dados podem ser divididos em dois grupos:

Nessa aula vamos discutir somente os dados primitivos, que são:

Além dos tipos primitivos, também temos os modificadores de tipos de dados, que são utilizados para alterar o tamanho que cada dado ocupa na memória, e consequentemente aumentando ou diminuindo o alcance dos mesmos. Esses dados são:

A tabela abaixo contém um resumo do tamanho e do intervalo que cada tipo primitivo possui quando combinado a um modificador:

O próximo passo é declarar uma variável, assim como no exemplo:

Ao declarar qualquer variável você deve seguir a seguir estrutura:

tipo de dado (palavra-chave) + nome da variável + ;

Depois de ter declarado sua primeira variável é muito importante ficar atento a alguns detalhes, o primeiro deles é que cada variável que você declara deve ter um nome diferente das demais, pois é através do nome que o compilador acessa essas variáveis na memória e se nomearmos duas variáveis distintas com o mesmo nome isso vai causar um conflito pois seu programa vai querer tratá-las como uma mesma variável.

Tome o exemplo das gavetas que foi citado anteriormente nessa aula e imagine que eu tivesse nomeado todas as gavetas como g, você concorda que se eu lhe pedisse para adicionar 3 cubos da gaveta g você não saberia se eu estou me referindo a primeira, segunda ou terceira gaveta? Então, o mesmo acontece com o seu compilador ao dar o mesmo nome duas ou mais variáveis, ele não saberá diferenciá-las.

O segundo detalhe é para não esquecer de especificar de que tipo de dado se trata, se é um inteiro, um double, um char, como já vimos cada tipo de dado ocupa um espaço diferente na memória e é tratado de uma maneira diferente pelo compilador. Portanto, lembre-se de sempre especificar qual dado aquela variável deve armazenar.

E para finalizar a sessão lembretes, lembre-se de colocar o ponto e vírgula (;) ao final do comando, pois é assim que o compilador identifica que o comando (de declarar uma variável) chegou ao fim.

Agora, você deve estar se perguntando como inserir um determinado valor após declarar uma variável, podemos fazer isso de duas formas, a primeira é utilizando o operador de atribuição “=”, que significa “recebe”, seguido de ponto e vírgula, como no exemplo:

int a; // declaro uma variável do tipo inteiro chamada a
a = 10; // a recebe o número 10

Ou seja, ao final dessas operações o valor de a será igual a 10.

A segunda maneira é utilizando o stream de entrada cin. O cin é utilizado para ler os dados que serão fornecidos como entrada e inseri-los em sua respectiva variável. Logo, após digitamos cin deve-se utilizar o operador “>>” , o nome da variável e finalizar com “;”.

Seguindo a seguinte estrutura:

cin + >> + nome da variável + ;

Para entender entender melhor observe o exemplo, vamos fazer um código que lê um único inteiro da entrada e o imprime na tela do computador esse valor seguido por uma quebra de linha.

#include <iostream>
using namespace std;
int main()
{
int x; // declaro uma variável inteira e a chamo de x
cin >> x; // leio o valor de x
cout << x << "\n"; // imprimo esse valor
return 0;
}

Após compilar e executar o código (F9), deve aparecer uma aba preta parecida com está:

Agora vamos fornecer como entrada o número 15, para isso basta digita-lo. E em seguida aperte o botão “Enter” do teclado. Depois disso, seu programa deve imprimir na tela o valor 15. Como na imagem abaixo:

Essa foi a aula sobre variáveis, para aprofundar seus conhecimentos sobre programação leia a próxima aula de Estruturas Condicionais, onde aprenderemos como utilizar o condicional If – Else.

Resumo da Aula: