Indicações Bibliográficas
A Olimpíada Brasileira de Biologia é feita para alunos de ensino médio, o que não quer dizer que não extrapole os conteúdos vistos nestes três anos. Além de uma boa base do que foi visto em sala, é interessante se aprofundar nas principais áreas da biologia e estar atento às principais descobertas e acontecimentos recentes neste campo, que sempre costumam ser abordadas nas provas. Para isso é recomendada a leitura de alguns livros referências para estudantes que querem participar da OBB. A maioria deles pode ser obtida em formato digital com professores de biologia.
Livros para base:
- Vida, a Ciência da Biologia – William K. Purves, David Sadava, Gordon H. Orians e H. Craig Heller
- Fundamentos da Biologia Moderna – Amabis e Martho
- Bio – Sônia Lopes e Sérgio Rosso
Livros Recomendados ao nível da prova
- Biologia de Campbell – Michael L. Cain e Peter V. Minorsky
O livro mais usado e que norteia a elaboração de muitas questões, possui uma abordagem geral sobre a grande maioria das áreas cobradas nas provas.
- Princípios de Bioquímica de Lehninger – Albert Lehninger e David L. Nelson
Apesar da olimpíada cobrir a maioria das áreas das ciências biológicas, uma menção especial deve ser feita para a Bioquímica e Biologia Molecular, que sempre está presente em um nível um pouco mais elevado. Para isso é recomendado partir para um livro específico para o assunto, e este é o mais usado e completo.
- Bioquímica Ilustrada
- Biologia Vegetal – Peter H. Raven
- Princípios Integrados De Zoologia – Susan L. Keen