Introdução
É, você já deve ter percebido que as olimpíadas de economia não são tão famosas no Brasil e no mundo a fora, talvez isso aconteça porque a criação da Olimpíada Internacional de Economia (IEO) ocorreu só em 2018, nesse mesmo ano a Olimpíada Brasileira de Economia (OBECON) também foi criada.
Assim, nesse guia de olimpíadas de economia, iremos dar uma visão mais generalizada de como funciona o processos seletivo para a olimpíada internacional e além disso explicar como funciona a OBECON e suas particularidades.
Como funciona a OBECON?
A OBECON tem como objetivo incentivar o estudo das ciências econômicas no ensino médio através de uma competição onde os estudantes precisam resolver problemas nas áreas de Economia, Finanças e Negócios, além disso a OBECON é responsável pela elaboração dos exames que selecionam os alunos para a Olimpíada Internacional de Economia, sendo que apenas cinco alunos são selecionados por ano para representar o Brasil na IEO. A OBECON é divida em duas categorias:
- Categoria Oficial : Para estudantes regularmente matriculados no 9º Ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio ou equivalente (inclusive aqueles que cursam o quarto ano em instituições que conciliam o Ensino Médio e Técnico), ou que terminaram o Ensino Médio no final de 2022, ano anterior à aplicação da presente edição da OBECON.
- Categoria Aberta : para estudantes do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental, universitários, adultos e todas as demais pessoas que queiram participar. Não há restrições de idade ou escolaridade para participação nesta Categoria.
Segunda fase:
A segunda fase da Olimpíada é discursiva e também ocorre de maneira remota (pelo menos até o ano de 2023, não sabemos como irá ocorrer nos próximos anos). Nessa etapa, os participantes são desafiados a responder questões abertas que exigem uma análise mais aprofundada dos conceitos econômicos, como finanças, macroeconomia e microeconomia. A prova possui dez questões objetivas que valem 25% da nota do aluno e seis questões discursiva que valem 75% da nota do participante, sendo assim para fazer o cálculo da nota total da segunda fase:
Nota da 2ª fase = 2,5 x número de acertos nas questões objetivas + 12,5 x número de questões discursivas
A segunda fase vale 45% da nota final, ou seja, já é uma etapa muito importante para a classificação para a olimpíada internacional, sendo assim, é recomendado que o aluno que desejar participar da IEO tenha uma preparação um pouco mais rebuscada para esta etapa.
- Sprint 1 : O Sprint 1 envolve a elaboração de um relatório individual, com até 4 páginas, que apresenta a solução proposta para o problema descrito no business case, é necessário que esse relatório seja concluído em cerca de 12 horas.
- Sprint 2 : O sprint 2 é uma etapa mais matemática e é realizada em grupos de 5 pessoas, espera-se que o grupo consiga fazer uma modelagem financeira e além disso analisar a viabilidade financeira do projeto.
- Sprint 3 : O sprint 3 é uma etapa onde o grupo deverá por em prova as suas habilidades com slides e apresentação, nesta etapa o grupo deve apresentar a solução do problema apresentado no case em forma de uma apresentação de slide onde os jurados da OBECON irão assistir e em seguida realizar uma sessão de perguntas e respostas.
É muito importante que o aluno esteja acostumado com o funcionamento da 3ª fase, visto que ela vale 45% da nota final do participante, Caso você nunca tenha enfrentado um business case, é extremamente importante que você faça simulados para compreender a dinâmica da resolução e testar suas habilidades em negócios e finanças.
Esta é a ultima etapa que seleciona os alunos que irão representar o Brasil na IEO, os cinco primeiros colocados na OBECON são escolhidos e realizarão um treinamento antes do exame internacional.
Como se preparar para a OBECON?
A preparação para a OBECON pode ser um pouco desafiadora, já que não vemos economia no ensino médio, mas não desanime, aprender economia é muito legal e te faz entender um pouco melhor as relações humanas. Para se preparar para esse exame tão importante, você pode acessar o nosso Curso de Economia para aprender mais sobre essa ciência tão importante. Além disso, abaixo estão alguns materiais indicados para cada etapa da olimpíada:
Primeira fase:
- Introdução a Economia – Gregory Mankiw
- Finanças Corporativas e Valor – Assaf Neto
- Economia – Acemoglu
Capítulo indicado: 2
- Curso de Teoria dos Jogos – MIT
- Provas anteriores da 1ª fase da OBECON (Disponíveis no site : https://obecon.org)
Segunda fase:
A segunda fase da OBECON já requer alguns conhecimentos mais aprofundados em finanças e negócios, abaixo estão alguns materiais indicados:
- Introdução a Economia – Gregory Mankiw
Capítulos indicados: 1 – 7; 10 e 11; 13 -18; 20 – 23; 25 – 30; 30 – 36
- Corporate Finance – Peter DeMarzo
Capítulos indicados: 9 – 19
- Finanças Corporativas e Valor – Assaf Neto
Capítulos indicados: 3 e 11
- Microeconomia – Pindyck
Capítulos indicados: 13 – 19
- Economia – Acemoglu
Capítulos indicados: 2; 18 -22
- Microeconomia – Hal. Varian
Capítulos indicados: 1 – 6; 11- 16
Para praticar:
- Macroeconomia Ejercicios propuestos y resueltos – Cristian Marino
- Microeconomia – Cuaderno de Ejercicios de Microeconomia (Link: Cuaderno de Ejercicios)
- Provas anteriores da OBECON 2ª fase (Disponíveis no site :https://obecon.org)
Terceira fase:
A terceira fase é uma etapa muito importante para a competição, mas o formato dela não é muito tradicional, sendo um business case como citado anteriormente, abaixo estão alguns materiais indicados que podem te ajudar para a 3ª fase:
- Assistir as apresentações do Constellation Challenge
- Assistir as aulas da Analyst Academy sobre PowerPoint e Consulting Slides
- Assistir algum curso de Excel/Google Sheets
- Assistir o curso do Firm Learning de apresentação de slides
- Estratégia Competitiva – Michael Porter
- Princípio da Pirâmide – Barbara Mirton
- Resolver cases antigos da IEO
- Resolver cases antigos da Tiger Global Case Competition
- Resolver cases antigos da Harvard Business Review
- Resolver cases antigos da MIT Sloan School of Management
- Resolver cases antigos OBECON
Espero que esses materiais possam te ajudar, aluno olímpico, bons estudos e não desanime na jornada, você tem muito potencial!!
Quer entrar no mundo das olimpíadas de economia?
Acesse o nosso Curso de Economia e nossas Listas de Exercícios clicando no botão abaixo: