O que são unidades de medida?
Unidades de medida são padrões convencionados que representam quantidades específicas de propriedades físicas, como comprimento, massa, tempo, temperatura, entre outras. Elas desempenham um papel fundamental na ciência, engenharia, comércio e na vida cotidiana, permitindo a quantificação e a comparação de diferentes grandezas. As unidades de medida servem como referências precisas para garantir a consistência e a compreensão universal das medições, facilitando a comunicação e a análise de dados em diversos campos, como a física, a química, a matemática e muitos outros.
Medidas de Comprimento
Existem várias medidas de comprimento, como por exemplo a jarda, a polegada e o pé. No SI a unidade padrão de comprimento é o metro (m). Atualmente ele é definido como o comprimento da distância percorrida pela luz no vácuo durante um intervalo de tempo de 1/299.792.458 de um segundo. Os múltiplos e submúltiplos do metro são: quilômetro (km), hectômetro (hm), decâmetro (dam), decímetro (dm), centímetro (cm) e milímetro (mm).
Medidas de Capacidade
A unidade de medida de capacidade mais utilizada é o litro (l). São ainda usadas o galão, o barril, o quarto, entre outras. Os múltiplos e submúltiplos do litro são: quilolitro (kl), hectolitro (hl), decalitro (dal), decilitro (dl), centilitro (cl), mililitro (ml).
Medidas de Massa
No Sistema Internacional de unidades a medida de massa é o quilograma (kg). Um cilindro de platina e irídio é usado como o padrão universal do quilograma. As unidades de massa são: quilograma (kg), hectograma (hg), decagrama (dag), grama (g), decigrama (dg), centigrama (cg) e miligrama (mg). São ainda exemplos de medidas de massa a arroba, a libra, a onça e a tonelada. Sendo 1 tonelada equivalente a 1000 kg.
Medidas de Volume
No SI a unidade de volume é o metro cúbico (m³). Os múltiplos e submúltiplos do m3 são: quilômetro cúbico (km³), hectômetro cúbico (hm³), decâmetro cúbico (dam³), decímetro cúbico (dm³), centímetro cúbico (cm³) e milímetro cúbico (mm³). Podemos transformar uma medida de capacidade em volume, pois os líquidos assumem a forma do recipiente que os contém. Para isso usamos a seguinte relação:
1 l = 1 dm³
Tabela de múltiplos e submúltiplos:
O que são algarismos significativos?
Algarismos significativos são os dígitos em um número que contribuem para a precisão da medição ou representação de uma quantidade, excluindo zeros à esquerda não significativos. Eles indicam a certeza da medição e são usados para expressar a incerteza associada a uma medida. Algarismos significativos são importantes na garantia da precisão e na correta comunicação de valores de medição em ciência, engenharia e outros campos, evitando a superestimação da precisão de uma medição.
O que são algarismos duvidosos ou incertos?
Quase todas as medidas não são exatas ou costumam ter seus valores arredondados. Levando isso em consideração, surgiu o conceito dos algarismos duvidosos, nomeados também como incertezas ou erro da medida. Eles são o último dígito do algarismo significativo. Isso se dá porque geralmente a última casa da medida ou cálculo pode apresentar um determinado grau de imprecisão. As incertezas vêm antecedidas pelos sinais ± ou entre parênteses após o algarismo significativo.
Vamos considerar uma régua escolar de 30 centímetros, e um celular. O comprimento do celular é de 19,8 cm, ou seja, 19 centímetros e 8 milímetros. Os milímetros representam a menor medida da régua, sendo assim, a imprecisão se encontra neles. Levando em conta o erro da medida, o comprimento do celular pode ser reescrito como 19,8±0,1 ou 19,8(0,1). Isso implica que a medida do celular não poderá ser inferior a 19,7 cm ou superior a 19,9 cm, já que o erro é de 0,1 para mais ou para menos.
Quais são as regras que envolvem os algarismos significativos?
Os algarismos significativos englobam todos os números, porém quando se trata do 0, deve-se considerar os 3 casos a seguir.
- Primeiro caso
Quando há apenas zeros do lado esquerdo de um número, eles não contarão como algarismos significativos.
Exemplo:
0,00124→ Há apenas 3 algarismos significativos, já que à esquerda do dígito 2 há apenas zeros.
- Segundo caso
Caso o 0 estiver à direita ou entre outros números, ele será considerado dígito do algarismo significativo.
Exemplo 1:
28,00 → Há 4 algarismos significativos, porque os zeros estão posicionados à direita. Isso se dá pois se os zeros são colocados ali, infere-se que aqueles dígitos são relevantes e poderiam assumir outro valor, devido ao algarismo duvidoso, o que é justamente o oposto de quando o zero está à esquerda, ocupando lugar fixo no algarismo.
Exemplo 2:
8,07 → Quando o 0 estiver entre números, ele constará como algarismo significativo. Sendo assim, esse número apresenta 3 algarismos significativos.
- Terceiro caso
Quando o número estiver na forma de notação científica, os algarismos significativos serão aqueles multiplicados pela potência de base 10.
Exemplo:
4,13 · 10^6→ Esse número possui três algarismos significativos, já que o 4,13 que está sendo multiplicado pelo 10^6 possui três dígitos. Lembrando que 3 seria o algarismo duvidoso ou incerteza.