Nessa aula aprenderemos a usar a estrutura condicional else if. Para melhor compreensão dessa aula recomendamos que você olhe a aula das Estruturas Condicionais I primeiramente. O else if significa “senão se”, ele é utilizado para executar um determinado conjunto de instruções se a condição do if o qual ele está atrelado for falsa e a sua for verdadeira. Normalmente utilizamos o else if quando há mais de duas condições que o programa deve comparar. Por exemplo, para fazer um programa que determine se um aluno passou ou reprovou em uma matéria onde a média é 5 (em uma escala de 0 a 10) basta escrever o seguinte programa:

#include<iostream>
using namespace std;
int main ()
{
int nota;
cin >> nota;
if(nota >= 5)
{
cout << "Passou\n";
}
else
{
cout << "Reprovou\n"
}
return 0;
}
view raw Exemplo_If.cpp hosted with ❤ by GitHub

E se fosse necessário imprimir “Ir ao plantão de estudos” aos alunos que tiraram de 5 a 6 para eles irem melhor nas próximas provas ? Nesse caso precisamos de três estruturas condicionais, e portanto, é necessário usar o else if. Nesse exemplo o código ficaria assim:

#include<iostream>
using namespace std;
int main ()
{
int nota;
cin >> nota;
if(nota > 6)
{
cout << "Passou\n";
}
else if(nota >= 5)
{
cout << "Ir ao plantão de estudos\n";
}
else
{
cout << "Reprovou\n";
}
return 0;
}
view raw Else_If.cpp hosted with ❤ by GitHub

Note que na condição do else if não eh necessário verificar se a variável nota é menor ou igual a 6, pois se a comparação do if for falsa, já garantimos tal condição, sendo assim, só precisamos verificar se a nota é maior ou igual a 5.

Dependendo do código podemos usar mais de um else if nas comparações, e portanto, um else if só será executado se sua condição for verdadeira e as condições do if e dos possíveis else if’s anteriores a ele forem falsas.