Olá, caro estudante, tudo bem com você ?! Bom, espero que sim. Ficou curioso acerca do que é e como funciona esse galinho?
Explicarei de forma rápida o funcionamento do mesmo, trata-se de uma peça de artesanato que possui um fenômeno químico intrigante! O que ocorre é que esta peça muda de cor de acordo com a condição climática do local em que ele (o galo) está. Mas como assim muda de cor?! Pois é, quando o clima está seco o galo começa a ficar azul e quando o clima está úmido, o galo passa de azul para rosa, interessante, não é mesmo?! Mas por quê isso acontece?
Bom, a verdade é que esta peça de artesanato é colocada em contato com uma solução aquosa de cloreto de cobalto II, tal mistura homogênea possui um equilíbrio químico que envolve o sal(cloreto de cobalto II) e o composto complexo formado entre o cobalto e a água.
"Opa, composto complexo?! Como assim ?!"
Se essa foi sua reação, não deve se assustar com esse termo! Um composto complexo, de forma bem resumida, é aquele que possui em sua estrutura átomos de elementos metálicos que conseguem expandir o octeto, e, assim, podem fazer ligações coordenadas com outros átomos de elementos não-metálicos e/ou moléculas(sendo assim, os compostos complexos também podem ser chamados de compostos de coordenação), ou seja, nesses compostos predomina-se ligações com caráter covalente.
Com isso em mente, podemos entender o que ocorre com nosso galinho do tempo. Os compostos de coordenação que nos interessam para entender a nossa curiosidade, ambos envolvem o cobalto e estão diretamente ligados as cores do galo do tempo, estes são o composto de coordenação entre o cobalto e o cloro( $[CoCl_4]^{2-}$ ) e o composto de coordenação entre o cobalto e a água( $[Co(H_{2}O)_{6}]^{2+}$ ). Daí, para entender como as cores mudam de acordo com o clima, basta lembrar do Princípio de Le Chatelier(se você não o conhece, recomendo que dê uma olhada no nosso material de Equilíbrio Químico).
Quando o clima está seco, há menos água no ambiente e a tendência do equilíbrio é se deslocar para produzir mais água e, por consequência, produzir o complexo de cobalto com cloro, assim deixando o galo azul, já quando o clima está úmido, significa que há muita água no ambiente e a tendência do equilíbrio será no sentido oposto, daí formará mais o complexo de cobalto com água, deixando assim o galo rosa, seguindo a reação:
$$[CoCl_4]^{2-} + 6 H_{2}O \Leftrightarrow [Co(H_{2}O)_{6}]^{2+} + 4 Cl^{-}$$
Obrigado, pessoal! Essa foi mais uma Curiosidade Química! Espero que tenham gostado e continuem ligados nos nossos incríveis materiais e nas nossas curiosidades.